PiMeNTa_na_LíNGua

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz" Aristóteles

sexta-feira, junho 01, 2007

Tuberculose latente terá vacina disponível em 2012

A primeira vacina contra a tuberculose latente encontra-se em fase de testes, mas estará pronta a ser administrada a um terço da população mundial já em 2012. Os primeiros testes à vacina RUTI, realizados em humanos, eliminaram uma das barreiras que dificultava o combate à doença e que impedia a administração de tratamentos. Os testes comprovaram a ausência de toxicidade e a tolerância à vacina.

Numa primeira fase, o novo fármaco será administrado aos doentes mais necessitados, como é o caso dos seropositivos, que também estão infectados com este tipo de tuberculose. “Uma combinação mortal”, como refere o investigador Cardona, pois, cerca de dez por cento dos indivíduos infectados com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH-SIDA) dos países desenvolvidos também têm tuberculose.

Até aqui, o tratamento da doença era feito à base de Isoniazida durante nove meses, contudo, devido à sua toxicidade, este fármaco não se administra a muitos dos infectados. À dificuldade do tratamento junta-se o facto desta infecção não gerar sintomas e ser diagnosticada por um teste cutâneo ou pela prova da tuberculina.

Os resultados das primeiras duas semanas de testes foram apresentados pelos responsáveis da Archivel Farma e do Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona, em Barcelona, onde também está a ser levada a cabo a primeira fase de experimentação da vacina em humanos. Joan Costa, chefe do serviço de Farmacologia e da Unidade responsável por esta primeira fase, explicou que uma primeira dose de quatro microgramas da vacina foi aplicada a quatro dos seis voluntários saudáveis no dia 23 de Abril e aos outros dois voluntários foi administrado um placebo. Esta dose voltou a ser administrada na quarta semana e não se verificaram quaisquer problemas.

Esta etapa da investigação serve para comprovar a segurança da aplicação da nova vacina em humanos e durará cerca de um ano. Seguir-se-á uma outra etapa para comprovar a imunidade e eficácia da mesma, antes da sua comercialização, no ano de 2012.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial