PiMeNTa_na_LíNGua

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz" Aristóteles

terça-feira, abril 24, 2007

Duelo final será entre Ségolène e Sarkozy


Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal passaram à segunda volta das Presidenciais francesas. O candidato da direita, Sarkozy, obteve 31,11% dos votos contra os 25,84% obtidos pela candidata socialista, na primeira volta disputada no domingo.
Os franceses votaram em massa (só houve cerca de 15% de abstenção) ao contrário do que aconteceu nas eleições de “21 de Abril de 2002”, em que a taxa de abstenção foi bastante elevada (28,7%) e que houve uma dispersão dos votos por 16 candidatos. Em 2002, o líder da extrema-direita, Jean Marie de Pen passou à segunda volta, e para surpresa de muitos o líder socialista, Lionel Jospin foi eliminado. Desta vez, Le Pen da Frente Nacional (FN) ficou-se pelos 10,5%.
Os candidatos da segunda volta já iniciaram as suas campanhas. Sarkozy promete, segundo o jornal Público, devolver a esperança ao país e reunir o povo em volta de um “novo sonho francês”. Ségolène abriu a campanha para a segunda volta apelando ao voto dos que se identificam com o programa eleitoral socialista e, prometendo o fim de uma França “dominada pela lei do mais forte”.
Logo após a saída dos resultados da primeira volta, duas consultas da Ipsos e do Ifop, realizadas por telefone, dão a vitória ao candidato da direita com 54% das intenções de voto, contra os 46% de Ségolène.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial