PiMeNTa_na_LíNGua

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz" Aristóteles

sexta-feira, abril 20, 2007



Alcoolismo afecta quase um milhão de portugueses

O alcoolismo, mais que uma realidade estatística, é sobretudo um problema social, com dramáticas consequências ao nível da saúde física, psicológica e mental. É um dos mais graves problemas de saúde pública.
Portugal tem alguns dos vinhos mais apreciados do mundo, mas simultaneamente ocupa um lugar cimeiro no ranking dos países que mais álcool consome.
O alcoolismo atinge principalmente os homens com mais de 30 anos, mas é cada vez mais o número de mulheres e jovens com problemas de dependência. O número é cada vez maior e já afecta cerca de 47% dos adolescentes com menos de 13 anos.
A dependência alcoólica condiciona a capacidade física e psicológica conduzindo a um estado de saúde grave e, muitas vezes, irreversível.
A Ordem dos Enfermeiros Portugueses considera essencial a implantação de uma política de controlo de bebidas alcoólicas referindo que o abuso do consumo é responsável por 9.2% de todos os problemas de saúde e morte prematura. É necessário o desenvolvimento de uma política educativa que vise o combate ao alcoolismo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial