PiMeNTa_na_LíNGua

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz" Aristóteles

terça-feira, dezembro 26, 2006

Modelo detida em Itália por transportar cocaína no estômago

Jovem modelo holandesa que tinha ingerido 98 cápsulas de cocaína acabou por ser detida ontem, no aeroporto da Catãnia, Sicília.

A rapariga de 24 anos chegou ao aeroporto sem qualquer tipo de bagagem, suscitando assim a atenção das autoridades. Estas declararam que o transporte da droga (com um peso superior a 1quilograma) poderá ter rendido à modelo 4.000 euros.
O valor da droga está avaliado em aproximadamente 1,2 milhões de euros.

A jovem foi hospitalizada, mas não corre perigo de vida, de acordo com o Diário Digital. A sua identidade não foi revelada.

sábado, dezembro 09, 2006

A influência da ciência nos presentes de Natal

O Natal está cada vez mais próximo e a incerteza perante a escolha dos presentes para oferecer é uma constante. Com o objectivo de criar uma solução original, o Museu da Ciência e o Pavilhão do Conhecimento ambos em Lisboa, apresentam um conjunto de prendas mágicas e muito originais.

Uma árvore mágica com a capacidade de crescer em 12 horas, um cristal capaz de transformar um feixe de luz branca num arco-íris, ou um chapéu-de-chuva que permite identificar as constelações são algumas das opções de presentes que estão à disposição nas lojas dos museus.
O objectivo do Museu da Ciência e do Pavihão do Conhecimento é estimular e promover o conhecimento e a cultura científica e tecnológica entre os cidadãos pois, segundo alguns estudos recentes, dois em cada três portugueses consideram não ter qualquer ligação ou vasto conhecimento acerca da ciência e também não pretendem adquiri-lo ou deversificá-lo.
De entre os artigos ja mencionados, o que tem tido mais sucesso é o chapéu-de-chuva. Nas lojas, para além da imensa variedade de artigos, há também uma enorme variedade de preços, já que estes vão desde os 30 cêntimos aos 400 euros.

Vencedor de Pulitzer revelado 26 anos depois


Prémio será entregue em Maio do próximo ano.

O autor da fotografia que venceu o Pulitzer de 1980, revelou-se neste último fim-de-semana. A imagem, vencedora na categoria Fotografia de Actualidade, foi tirada em Agosto de 1979 e mostra o fuzilamento de onze homens no Irão.
Na altura, a fotografia foi publicada no jornal mais antigo do Irão, o Ettela at. O editor do jornal, no ano em questão, considerou que seria melhor não revelar o nome do autor, para segurança do fotógrafo.
Em entrevista ao Wall Street Journal, Jahangir Razmi , o autor da imagem, referiu que pensou ser melhor não se revelar, apesar da insistência dos filhos para que o fizesse. O fotógrafo de 58 anos confessou ainda: "sem esta foto, não seria nada".
Sig Gissler, administrador dos prémios, mostrou-se satisfeito por poder laurear o autor e declarou ter “esperança de que o nome do vencedor acabasse por aparecer”.
O prémio Pulitzer é um dos mais cobiçados do meio jornalístico. Desde 1917 que, ano após ano, atribui prémios nas áreas da literatura, música e jornalismo. Contudo, só as fotografias e artigos publicados em jornais norte americanos é que podem ser eleitos para algum prémio na categoria de Jornalismo.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Chineses utilizam cada vez mais a Internet para afogar as suas mágoas


Proliferação de páginas na Internet onde os utilizadores deixam todo o tipo de lamentos ou protestos é o novo fenómeno chinês. “Muralha do Ódio” é apenas um exemplo.

Nestas páginas, sob a assinatura do anonimato, sem preço e sem medo de represálias, os internautas chineses encontram o local ideal para expressar as suas mágoas ou sentimentos.
Tudo é permitido dizer, mensagens mais ou menos explícitas, mais ou menos pessoais. Desde dizer mal do governo, passando por queixas contra os pais, o emprego, lamentos acerca de amores não correspondidos, fracassos amorosos, desabafos de ódio contra ladrões e até amaldiçoar professores.
O objectivo é fazer com que os chineses descomprimam ou até mesmo que encontrem a solidariedade de grupo.

O debate sobre o conteúdo ético e legal não tardou a chegar, sendo cada vez maior dentro e fora da Internet.
Dai Wei, o porta-voz da Sociedade Internet da China, já declarou à imprensa que a organização não tem autoridade nem interesse em regular os portais.
No entanto, afirmou que espera que os utilizadores das páginas mostrem alguma autodisciplina. Lembrou ainda que escrever notas injuriosas e difamatórias a indivíduos identificáveis pode levar a processos judiciais de difamação e calúnia.
De recordar que em 2005, as autoridades chinesas fecharam mais de duas mil páginas na Internet, por as considerarem impróprias, e exercem um controlo e censura constantes aos servidores de e-mail, blogues e motores de busca.

quinta-feira, dezembro 07, 2006


Campeonatos nacionais nas piscinas municipais


A Piscina Municipal de Felgueiras acolhe, este fim-de-semana, os Campeonatos Nacionais de Natação Pura da época de Inverno, na categoria de absolutos.
As provas que começam, já esta sexta-feira, vão realizar-se em piscina curta por atletas do sexo feminino e masculino, do escalão júnior e sénior.
Da parte da manhã, decorrerão as eliminatórias que vão determinar os nadadores com os oito melhores tempos, que disputarão da parte da tarde, a Final A. Os atletas que obtiverem os segundos tempos, irão disputar a Final B.
A FOCA irá participar nestes campeonatos com os atletas felgueirenses, Dário Ferreira e Diogo Queirós.
Publicado no jornal EXPRESSO de FELGUEIRAS por Ana Leite e Raquel Sampaio.