PiMeNTa_na_LíNGua

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz" Aristóteles

sexta-feira, outubro 27, 2006

Muhammad Yunnus e o banco Grammen vencem Nobel da Paz

O economista , Muhammed Yunnus e o banco Grammen foram os laureados, este ano, com o prémio Nobel da paz, pelo empenho na criação de desenvolvimento económico e social através da concessão de microcréditos.
Yunnus, de 66 anos, formou-se em economia nos Estados Unidos da América. Regressou ao seu país de origem, o Bangladesh, para ser professor universitário e responsável do Departamento de Economia da Universidade de Chittagong. Defensor da ideia de que a economia por si mesma não resolveria o problema da pobreza, cria em 1983 o Grammen Bank( “banco das aldeias”), com o objectivo de conceder pequenos empréstimos a pessoas pobres, em países em desenvolvimento. Ao revolucionar a ideia de banca tradicional, Muhammad Yunnus transforma o microcrédito numa arma contra a pobreza.
O banco Grammen tem, actualmente, cerca de 6 milhões de utilizadores sendo que, 97% dos mesmos são mulheres. O microcrédito permite uma emancipação das mulheres, uma autonomia sobre as suas vidas, muito difícil nos países islâmicos.
O banco conta também com uma taxa de recuperação de crédito de 98 %, o que é um valor impressionante, pelo facto de, aqueles a quem é concedido crédito, serem pessoas que vivem em condições de extrema pobreza. De forma a assegurar a devolução dos empréstimos, o banco criou um sistema a partir do qual as pessoas que pretendam pedir um crédito se juntem em pequenos grupos (“grupos de solidariedade”) onde são incentivadas a acompanhar as solicitações umas das outras. Se um elemento do grupo não paga o seu crédito, o empréstimo de todo o grupo é suspenso.
Mohammad Yunnus diz-se “encantado” por ter recebido este prémio, e revela ter o sonho de em 2050 “ver um mundo sem pobreza”. Ao mesmo tempo, refere que, usará o prémio recebido (cerca de 1 milhão de euros), para encontrar mais formas inovadoras de colocar pessoas sem condições financeiras no mercado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial